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CASE: Antifraude

SOBRE O CLIENTE

O Banco é uma empresa de soluções financeiras especializadas em varejo, tendo como foco financeiro as lojas de departamento. Atua também como administradora de cartões Private Label e das bandeiras Visa e Mastercard. Com uma carteira de mais de 18 milhões de clientes distribuídos em 400 pontos de vendas espalhados pelo Brasil, obteve em 2009 um patrimônio líquido de R$ 928 milhões e ativos de R$ 5,6 bilhões.

O DESAFIO

A fraude vem se tornando um problema recorrente no mercado financeiro, é motivo de grandes perdas pelo setor, principalmente pelo motivo de Falsidade Ideológica / Fraud Application (fraude com documentos falsos ou de terceiros).

O processo de prevenção atual tem um alto custo de checagem por ser um processo manual e moroso. O sistema proposto surge com o intuito de melhorar esse processo, facilitando assim a operação.

OBJETIVOS

Com o intuito de minimizar a fraude, foi proposta a realização de um grande número de validações de consistência e veracidade das informações durante o preenchimento da proposta, em conjunto com a validação das informações de birôs públicos e privados, tornando assim o processo seguro e rápido. O sistema de preenchimento de proposta existente consulta a solução on-line composta de um banco de dados em plataforma baixa (Windows + Intel) contendo todas as informações dos clientes e de histórico de propostas. É feita uma comparação inteligente de nomes e endereços, utilizando percentuais de proximidade entre os valores através de mecanismos que possibilitam consultas a diversas bases internas ou externas e a sites na internet. É um mecanismo de decisão, parametrizável pela área de prevenção a fraude, que faz a aplicação das regras de fraude e validação. O sistema de propostas recebe a resposta do sistema em até 5 segundos, como resultados das consistências e das validações de informações nos birôs externos. Propostas com problemas são desviadas ao atendimento especializado para verificações mais criteriosas.

ALVO

O sistema é destinado a empresas B2C (Business to Consumer), e pode ser integrado virtualmente a qualquer sistema de atendimento online. A parametrização de regras é inteiramente personalizada, podendo ser operada pelo usuário (especialista em fraudes). As bases de dados são definidas e alimentadas conforme as características dos clientes e sistemas disponíveis e implementadas em tempo de projeto.

BENEFÍCIOS

Foram obtidos resultados tanto na redução das fraudes quanto na qualidade das informações recebidas. Quando o sistema entrou em operação, foi observado que 20% eram negadas por problemas de digitação do atendente. Um esforço de conscientização dos operadores resultou em uma melhora substancial na qualidade das informações preenchidas. Uma quantidade significativa de fraudes é evitada através do sistema – 12%, e 35% das propostas não requerem mais a apresentação de comprovantes de residência e telefone. Foi possível para o cliente reduzir o número de posições de atendimento de análise e de prevenção, além das economias com as fraudes evitadas.

DIFERENCIAIS

Do modo como foi desenvolvido o sistema permite que a área usuária  decida suas políticas e regras de negócio em tempo real, sem necessidade de desenvolvimento ou manutenção.

As decisões e regras são implementadas e submetidas aos sistemas produtivos sem a necessidade de alterações extremas; com a utilização de uma interface amigável a implementação de uma nova politica torna-se transparente as demais áreas.

O ganho em tempo de resposta é imenso, todas as análises podem ser feitas em tempo real; percebendo-se uma nova modalidade de fraude ou um comportamento fora do padrão o sistema pode ser rapidamente adequado para reagir a essas percepções.