A Operadora de Telecomunicações é pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferecendo transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura, estando presente em todo o território nacional.
Em dezembro de 2011, a empresa possuía 69,7 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs). Deste total, 43,3 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 17,8 milhões no segmento Residencial e 7,8 milhões no segmento Empresarial/Corporativo.
.
Com frequência, as operadoras de telefonia são instadas pelos seus clientes ou pela própria Anatel, a recuperar contas antigas, para emissão de 2ª via ou retificação em função de contestação de ligações. Dependendo da idade da conta, o processo de recuperação em fitas de backup podia levar mais de uma semana, resultando em atrasos, pesadas multas e, em casos extremos, problemas judiciais.
Clientes internos – departamento jurídico, faturamento; e externos – demandas judiciais e clientes com dúvidas ou questionamento de faturas.
Buscar uma solução de banco de dados baseada em tecnologia de ponta e economicamente viável para substituir o processo utilizado, principalmente para o histórico de mais de 90 dias que estava armazenado em fitas back-up, pois sua recuperação em alguns casos chegava a duas semanas.
Metodologia: desenvolvimento e criação de uma base de dados construída em plataforma baixa – Windows Server – voltada para a recuperação pontual das contas ou de qualquer informação da conta sob a aplicação de qualquer filtro, com tempo de resposta médio de 5 segundos. Até fevereiro de 2012, foram carregados 10 anos de histórico de contas e ligações. São mais de 150 bilhões de registros, que ocupam 20 Terabytes de espaço, compactados a partir de um volume bruto de 63 Terabytes.
Além do resultado na redução do tempo de resposta, eliminando o problema das multas por não atendimento dos prazos, houve um elevado retorno financeiro.
Como não havia meios ou tempo hábil para investigar as contestações das ligações, todas eram acatadas e os valores eram devolvidos aos clientes, mas nada era feito com relação aos impostos já recolhidos. O novo processo possibilitou a análise de casos antigos e permitiu a recuperação de impostos pagos indevidamente. Para os novos casos, o processo evita que sejam feitas cobranças indevidas de fatura e dos impostos.
Considerando apenas a recuperação dos impostos pagos indevidamente, o retorno sobre o investimento foi altíssimo, com prazo de retorno menor que 2 meses.
O case apresenta uma solução eficiente e inovadora, usando uma tecnologia totalmente desenvolvida no Brasil, de baixo custo, alta disponibilidade e alta performance.
Merece destaque a ousadia do cliente em acreditar na solução, principalmente pelo uso de tecnologia nacional e de plataforma baixa em uma aplicação essencial. Para dar segurança ao cliente foram feitas todas as provas de conceitos / benchmarks.
Opções mais conservadoras poderiam apontar para o uso de outras tecnologias mais conhecidas e equipamentos de grande porte, porém a custos de outra ordem de grandeza.
Onde Estamos
Rua Carlos Machado, 203 - Jacarepaguá
Rio de Janeiro
Contato
Projetos e informações: falecom@stoneage.com.br
Imprensa: assessoria@stoneage.com.br
+55 (21) 3906 6300